Saturday, January 16, 2016

O 19 - A..

Foi no 19 -A  que passei grande parte da minha primeira infância; foi aqui que aprendi a ler e a escrever e tudo o que houvesse para saber, que a alma duma criança de 5 anos é grande.

Neste poial sentava-me nas tardes de Verão e da janela espreitava a chuva e o granizo a cair.

Mais tarde  veio a bicicleta, que ficava guardada no quintal. A avó Bel ralhava por lhe sujar o chão. Ai que saudades daquele chão de mosaico hidráulico, que só há relativamente poucos anos aprendi a apreciar: losângolos verdes com efeito 3D. Lindo de morrer!

Este passeio em cimento era palco do "jogo da macaca", do jogo do "mata" e do salto do elástico; percorria-o todos os dias para ir à mercearia da Dª Almerinda (porque a do lado,  "a Silvéria é careira"); daqui saía muitas vezes de braço dado com a avó para ir à Igreja ou para acompanhá-la nos seus afazeres.

A carrinha da Igreja, "a Joaninha", como lhe chamavam, estava sempre aqui estacionada à porta, na sua "Base", embora o avô não a conduzisse, mas sim o meu pai; daqui saíamos para muitas aldeias e aqui regressava, já de noite, de muitos lugares, depois de ouvir muitas conversas.

O quintal enorme, tinha flôres e aromáticas por todo o lado, uma das grandes paixões do meu avô, que as distribuía por toda a gente que precisasse dum cházinho.

Esta pose dos dois à porta de casa era típica das despedidas; despedidas dos meus tios e primos quando regressavam a Lisboa depois do Natal e Páscoa; despedida de alguma visita que vinha de mais longe.

Há dias encontrei este quadro guardado no escritório do meu dad. Pintou-o por ocasião da comemoração dos 50 anos de casados dos meus avós. Surrupiei-o discretamente e hoje foi o dia de pendurá-lo na minha sala. E agora cada vez que olho para ele, avivam-se em mim as suas vozes, as suas gargalhadas e sorrisos.

No comments: