Wednesday, April 13, 2016

Comer bem fica mais barato, OK..?


Panquecas ao pequeno almoço, panquecas ao lanche..

Há muito que deixámos de fazer pão, pois as farinhas de produção biológica e sem glúten, não são bem a mesma coisa. Todas as manhãs era um desespero para conseguir cortar fatias sem se desfazer todo aos bocadinhos.

A alternativa mais fácil de incorporar os nutrientes importantes, principalmente para o Gabriel, foi fazer as panquecas e incorporar nelas o que ele precisa (anti-oxidantes, anti- inflamatórios, cálcio, magnésio, etc) e acrescentar- lhes, em alternativa aos doces, água com mel e canela. Sim, digamos que estas farinhas possuem um sabor " pouco convencional"..

O cuidado com a alimentação, tornou- se imperativo.

Hábitos simples, que fazem diferença.. tentar eliminar (dentro do possível) o glúten e todos os aditivos químicos de síntese, como os açúcares, corantes, conservantes,  aromatizantes, fertilizantes e pesticidas sintéticos, não é tarefa fácil, neste mundo habituado ao fast, ao instantâneo, ao falso, e ao açúcar..
Não há enlatados cá em casa, tudo é cozinhado em modo mais vagaroso.. Dá- se tempo ao feijão e outras sementes de ficarem de molho e só depois de iniciarem o processo de germinação é que os cozinhamos; a polpa de tomate é feita na hora e não comprada, a carne vem de galinhas e vaquinhas criadas no seu tempo próprio, com vidas felizes e o peixe vem do mar e não do aquário. As restantes refeições são vegetarianas. 

E não, não é mais caro, comer bem, fica mais barato! 

Receita:
1 chávena de farinha de quinoa, kamut, trigo sarraceno
1 chávena de leite de linhaça/alpista/amêndoas
1 ovo
1 c.cha óleo de côco
1 pitada de sal
fruta


No comments: