Tuesday, October 4, 2011

É uma coisa que me "apoquenta"..

saber que apesar da dieta mediterrânica ser das mais saudáveis do mundo e os índices de obesidade infantil estarem a aumentar no nosso país (e não só).. ainda assim, nada é feito para parar a falta de ética da industria alimentar.

Aos 4 mêses, os bébés são educados a comer as papas com mais açúcar adicionado, em detrimento das mais saudáveis. Os iogurtes, ditos "para bébés" seguem a mesma filosofia: para vender, é preciso ganhar a aprovação do bébé/criança, logo, mais açúcar.
E o que dizer dos chocolates com "muito leitinho", que fazem tão bem a qualquer petiz..
Em muitas escolas é dado leite com chocolate, não havendo disponivel o leite normal, como se de um castigo se tratasse.
Os lanches das crianças, são acompanhados por refrigerantes e é normal ver crianças a escolher os seus menus nos shoppings sem qualquer critério, reforçados pelo marketing que lhes diz que é saudável..
Mas porque é que estes produtos continuam a sobrepor-se aos outros e a encher os carrinhos de compras?! E porque é que se tem que procurar tanto para encontrar os produtos com menos açúcar, menos gorduras-trans, menos corantes, menos conservantes..?

Não ficou ainda suficientemente claro que precisamos mudar os nossos consumos para o bem da natureza, dos outros e da saúde dos nossos filhos?!

2 comments:

Kella said...

Também a mim, minha querida! e é por isso que a "canalha" cá de casa leva para a escola, sandes, maçãs, bananas, cenouras e até... cebolas cruas! Secalhar, aos olhos dos colegas são "freaks"!!!!

{ trapinhos dot dot } said...

ahh pois, aposto que sim ;)