Tuesday, September 30, 2008

Seven

Ofereci-lhe o CD, mas a tradução para inglês ficará sempre pobre..

Sou o ente das 7 faltas
Que traz a morte por credor
E como um prazo que se esgota
Assim aumenta a minha conta


... ... ...
... ... ...
(la la la que eu não me lembro da letra)
... ... ...

Mas já nasceu uma Estrêla
5 mil sóis mais brilhante
e de uma morte fez vida
e a esta vida traz morte

Sei que hoje nasce outra Lua Nova
mas uma Estrêla guiará o meu futuro
brilhante mais que o sol 5 mil vezes
duma morte fez nascer a esperança
e ainda hoje a esta vida trará morte
.

Sunday, September 28, 2008

stress

Estou a ouvir um documentário na NBC acerca de stress. Uma investigadora diz que o problema do stress na nossa sociedade é uma questão de inversão de valores. Parecemos apreciar mais as pessoas que conseguem fazer muitas coisas em vez de valorizarmos as pessoas que buscam equilibrio.

Interessante que soube hoje que no Encontro Nacional do GBU falaram acerca do problema que a pessoa pós-moderna tem em comprometer-se por medo de perder outra coisa - não necessáriamente melhor, mas por causa da pressão ou necessidades, o pós-moderno quer estar em todas e sofre.. porque tem dificuldade em prioritizar.. e estas prioridades não são frequentemente claras porque não se traduzem em "fazer isto e aquilo" ou em resultados (aparentes).. e acabamos por escolher mal.. muito mal..
Sou tão pós moderninha.. Sei que não sou a única a lutar com isto ;) Mas felizmente tenho o exemplo de algumas pessoas que me têm ajudado muito nesta caminhada, que é afinal uma questão de confiança em algo maior do que eu.

Saturday, September 27, 2008

Material escolar solidário :)

O Kit Salva Livros e a Agenda Escolar 2008-2009 com ilustrações de Gisela Miravent.
Além de ser uma óptima ferramenta para ajudar a preservar os livros para a sua reutilização, ainda estarão a contribuir para projectos de prevenção da exclusão social. Mais aqui.

Friday, September 26, 2008

AMI ajuda a reutilizar


A actual produção de resíduos e o consumo de matérias-primas e de energia não são comportáveis com as capacidades do planeta para os regenerar, e este problema torna-se ainda mais insustentável à medida que novos países se juntam ao grupo dos industrializados e consumistas, como é o caso actual da China e da Índia.

A solução para este problema pode passar por acções tão simples como reencher os seus tinteiros e toners vazios ou como enviar o seu telemóvel velho para países menos desenvolvidos, onde este será reutilizado.

A AMI desenvolveu um projecto que serve de exemplo àquilo que pode ser feito. O encaminhamento de 440 mil consumíveis informáticos e telemóveis para reutilização permitiu angariar 220 mil euros, mostrando assim que este problema pode ao mesmo tempo ser uma oportunidade. Estes fundos foram utilizados no financiamento das Equipas de Rua da AMI, que prestam apoio social e psicológico aos sem-abrigo com o objectivo de melhorar a sua qualidade de vida.

Para além de 6.000 empresas que participam neste projecto através dos seus escritórios, vários estabelecimentos e juntas de freguesia já se disponibilizaram para ajudar a AMI na recolha dos equipamentos.

Reportagem da RTP aqui.

Para saber como reutilizar os consumíveis informáticos e telemóveis, contactem: reciclagem@ami.org.pt ou consultem o site da AMI

Nota: como sócia da AMI recebi o e-mail com esta informação, bem como apelando à divulgação desta iniciativa em blogs, por e-mail, dando panfletos, etc, por isso estejam à vontade para fazerem "copy and paste" deste post e do de amanhã ;)

Thursday, September 25, 2008

gesto 4


Ilustração de Natascha Rosenberg.
Fecho a torneira quando lavo os dentes!
Acho que vou imprimir isto e colar no espelho da casa de banho, para os mais esquecidos.. Ouvi dizer que após fazer uma tarefa disciplinadamente 20 vezes, se torna um hábito..

Wednesday, September 24, 2008

Need for a Purpose

Everything had changed suddenly - the tone, the moral climate; you didn´t know what to think, whom to listen to. As if all your life you had been led by the hand like a small child and suddenly you were on your own. At such a time you felt the need of committing yourself to something absolute - life or truth or beauty - of being ruled by it in place of the man-made rules that had been discarded. You needed to surrender to some such ultimate purpose more fully, more unreservedly than you had ever done in the old familiar, peaceful days, in the old life that was now abolished and gone for good.

Boris Pasternak, Doctor Zhivago

Passage highlighted in one of the books found with Chris McCandless remains.
"Need for a Purpose" had been written in McCandless's hand in the margin above the passage.

Há qualquer coisa nesta história real (filme "Into the wild")que me fascina e intriga ao mesmo tempo.. e dou comigo a absorver e a querer saber mais detalhes relatados pela familia e pessoas que se cruzaram com ele. Acho fascinate o seu estado de consciência, tendo-se recusado a viver anestesiado pelo consumismo ou sucesso aparente.

Tuesday, September 23, 2008

Ontem fui com duas amigas visitar o Texas Children Home, algo que já nos tínhamos comprometido fazer, há já algum tempo, numa base regular.Os míudos têm entre 9 e 13anos, são uma ternura e parece que não estão nada habituados a ter visitas que lhes levem lasagnha e bolo de chocolate :)

gesto 3


Ilustração de Marion Piffaretti

Monday, September 22, 2008


Parece que a chegada do Outono por aqui só se fez notar à noite. Nunca pensei vestir um casaco em Austin no mês de Setembro :)

E enquanto uns jogam soccer, outros navegam pela internet e decidem (mais uma vez) que gostariam de morar numa casa antiga algures por aqui. Mas que disparate de hábito que eu haveria de arranjar.. À mais pequena sugestão, e lá vou eu procurar pelos ditos imóveis.

Sunday, September 21, 2008

Chegou o Outono


Quando era criança a minha côr preferida era o castanho escuro. Lembro-me de ter passado uma vez junto a um canteiro perto da escola que cheirava a terra molhada, das primeiras chuvas. Olhei para aquele castanho vivo e disse para mim mesma, "é isto mesmo, a minha côr preferida vai ser o castanho". Sim, porque isto de ter uma côr preferida era uma afirmação importante, e uma vez dita em voz alta, já não se podia voltar atrás.

Saturday, September 20, 2008


À hora de almoço no Chipotle da Guadalupe St, a preparar uns miminhos que estão a caminho do Algarve, desta vez para a menina D. Cunha. Sim, porque aqui há correio também aos sábados:)

Friday, September 19, 2008

UT back to life







Hoje descobri mais um recanto da UT propício a umas boas leituras.

Aqui nada é deixado ao acaso.. esta combinação de cromado com flôres purpura parece-me perfeita. Só não sei quem foi o génio, quem colocou as flôres ou quem colocou a "máquina".

E não é que dou de caras com um livro de ficção "Alentejo Blue" numa livraria?! Não fora o estarmos em contenção de peso e tinha-o trazido. À medida que se aproxima o fim, tudo é medido em termos de peso.

Já no laboratório pergunto-me como é que alguém consegue trabalhar tantas horas num cubo sem janelas, rodeado de frasquinhos, papers e post-it com datas de prazos. Não sei o que seria deste pedaço da humanidade sem placards para fotos :)

Thursday, September 18, 2008

Wednesday, September 17, 2008

não resisti..


I don't know what my deal is, I just love photographing trees.. any kind, any high, any colour, any time..

summer is almost over



Temo que os dias amenos por aqui sejam mesmo muito poucos.. há que aproveitar o frio que está a chegar de mansinho.. a ventoinha do tecto hoje já não funcionou e o ar condicionado está a descansar há já alguns dias. Só faltava mesmo ver as folhas das árvores a mudar de côr, mas parece que para estes lados não teremos sorte. Não faz mal, estes quercus que por aqui há, vêm lembrar-nos das nossas oliveiras sempre verdinhas todo o ano.

Tuesday, September 16, 2008

Princesa Tarita


A Tarita está em Cuba com os pais desde 13 Setembro para a 1ª fase (diagnóstico, terapia). Estamos animados!

cozy..

Não devo ser a única a querrer viver dentro do catálogo da Toast..

Monday, September 15, 2008

Happy B-D

Para a minha mummy :-)

Sunday, September 14, 2008

Great Hills..







O M. este fim-de-semana teve que terminar umas coisas cujos prazos se avizinham e para saber um pouco mais a fim-de-semana fomos dar um passeio por dentro do bairro até ao Starbucks. Normalmente fazemos este passeio na Bonnie, pois a vista de mota é magnífica: as subidas, as descidas, as curvas, os lagos, veados, o vento a bater na cara.. Mas desta vez era demasiado peso para uma pessoa só carregar e ainda mais a máquina que já não largo..

Depois de ver o filme "Into the wild", emprestaram-me o livro que conta a história verídica do brilhante jovem Christopher McCandless que numa luta por simplicidade e não suportando mais o estilo de vida superficial e consumista das pessoas à sua volta, decide embarcar numa viagem até ao Alaska. Estou a adorar.. o livro tem detalhes muito interessantes sobre a vida deste jovem, como a sua ligação profunda com um velhote de 80 anos, a sua integridade e o não se deixar dominar por honras e títulos, a sua generosidade e preocupação com justiça, bem como a sua alienação da família biológica motivada por mágoas..

Quando regressavamos a casa damos com uma lua cheia a brincar às escondidas por entre um céu nublado, coisa mais ou menos rara por aqui.

Aqui, os fins-de-semana são sempre assim, sem pressas, tranquilos e bonitos.

Saturday, September 13, 2008

Thursday, September 11, 2008

Face your Manga


How does your Manga face look like? It's fun, try it here.

Wednesday, September 10, 2008

coisas da blogosfera

Não ando nisto da blogosfera assim há tanto tempo, mas já deu para "dividir as águas":

Há os blogues dos amigos que contam com visita obrigatória, numa tentativa de colmatar a distância. Por sinal, bem escritos, nada de "histeriquices", com fotos bem giras e "luzes" sobre o que andam a fazer e como vão correndo as coisas.

Em seguida, há aqueles que também nos inspiram, em vários sentidos, e que temos a sensação de já conhecermos um pouquinho os protagonistas, apesar de nunca os termos visto.

E depois, vai-se andando, andando, e dá-se com aqueles que contribuem para o agravamento da iliteracia, alguns cheios de côres e com música de fundo; os que possuem título/nome com referência a fenómenos de fertilidade combinada com destinos exóticos, que dá vontade de clicar, nem que seja só uma vez, para confirmar a existência; os que falam de sogras e das suas experiências detalhadas sobre hospitalizações e afins, interagindo intensivamente nos comentários; os que colocam em destaque(tipo, no título do post) a consistência de excrementos, como se de um dever cívico se tratasse; os que escrevem como se partilhassemos todos a mesma casa há muitos anos, e por aí fora. Têm sempre comentários e parece que se denominam de "BabyBlogs".

Mas que idéia fantástica!

Clube dos livros
Eu que estou muito longe, hoje encontrei esta surpresa boa.. é bom saber destas iniciativas e que não sejam apenas motivadas pela pseudocrise.

Todos os anos são gastos milhares de euros na compra de novos livros escolares que deixam de ser necessários após 10 meses de utilização. O Clube dos Livros quer ajudá-lo a rentabilizar o investimento feito no início da época escolar e a minimizar os custos com o arranque do próximo ano lectivo.

De igual modo, pretendemos conciliar o conceito de poupança ao de reutilização e de reciclagem, evitando assim o desperdício de papel e o abate desnecessário de árvores.

Actualmente, os livros escolares mantém-se actualizados durante um período que pode ir até 6 anos. Desta forma, em vez de deitar os seus livros fora, pode dar a oportunidade a outras famílias de reutilizarem esses livros escolares.

Através do Clube dos Livros pode dar uma nova vida aos seus livros escolares usados. Se tiver livros escolares reutilizáveis, ou seja, ainda em vigor e em bom estado, poderá receber 20% do seu preço. Todos os livros que se enquadrem nos critérios de qualidade e validade e que possam ser reutilizados serão disponibilizados para venda, no nosso site, com 50% de desconto sobre o preço do livro. Se vender os seus livros escolares usados e comprar os livros para o próximo ano lectivo, através do nosso site, estará a reduzir em 70% o investimento anual que tem que aplicar na compra de livros escolares.

Tuesday, September 9, 2008

simple food


Ando a criar um cardápio com opções de receitas para todos os dias da semana, tendo em conta o equilíbrio de nutrientes, para ver se me torno mais disciplinada com isto das refeições..

Se há coisa que gosto é de sentir que o que estou a cozinhar é puro, saudável, fresco.. gosto de distinguir os cheiros, sem manipulações ou processamentos.
este arroz de marisco simples foi assim:

2 cebolas refogadas cortadas aos cubinhos, 2 folhas de louro em azeite.
cozer o marisco (mix)e guardar a água.
adicionar 2 tomates maduros aos cubinhos.
adicionar a água de cozedura
adicionar o arroz.
Deixar cozer o arroz e quase no fim juntar o marisco e camarões (grandes) com casca e coentros, sal, pimenta.
Deve ficar com bastante caldo.

matéria prima e penduricalhos



Monday, September 8, 2008

Sunday, September 7, 2008

cada vez gosto mais..

de blogs em francês..

Gesto 2


Encho completamente a máquina de lavar
By Virgo

Saturday, September 6, 2008

Há um ano atrás..

estavamos nós a tirar as primeiras impressões sobre este lado do oceano. A primeira coisa que estranhámos foi a humidade elevadíssima e calor. Os edifícios, a gentileza das pessoas, os grilos.. ai os grilos (este ano não parecem ser problema), os Starbucks, as ruas largas e enormes, os bairros em tijolo, toda a gente em t-shirt e calções na rua, os pássaros (que são um fenómeno aqui de Austin) e um ano depois, continua a descoberta :)




Friday, September 5, 2008

ai que saudades deste pedacinho do Algarve..

Hoje ao falar com eles, deu-me umas saudades deste solinho, do telheiro onde sempre faço os meus restauros de tralha que a mãe do M. me encontra em armazéns dos velhotes da aldeia e que ocupam os meus escassos fins-de semana que por lá passo, da horta biológica e das flôres todas misturadas, das antiguidades, velharias e tralhas que por ali andam, cheias de histórias, da vista, da eira, das cestas cheias de fruta, das estradas em terra batida, dos muros de pedra das hortas..



Thursday, September 4, 2008